
Como Fazer um Pendrive Bootável do Windows 10
Você quer fazer um Pendrive Bootável do Windows 10, mas não entende nem a importância de saber criar um pendrive bootável não é? Ao menos sabe o que é um pendrive bootável ? De forma simples; é uma maneira bem prática de usar a versão que você desejar do windows ou do Linux no seu computador. Seja por gostar de determinada versão , ou por estar tendo problemas com a atual. Ter esse conhecimento tão simples pode economizar uma bela grana.
Um conhecimento útil inclusive, para recuperar suas fotos, vídeos ou até arquivos tão importantes naquele HD que você acredita estar com defeito, quando na verdade pode ser um problema simples, que pode ser resolvido bem rápido. E até para os usuários de Windows, que preferem mudar pro sistema Linux para trabalhar por exemplo. O pendrive irá ajudar a “migrar” seu sistema para aquilo que você achar melhor.
Nessa matéria vamos ensinar a criar o Pendrive Bootável de duas maneiras diferentes. A primeira vai ser através CMD do seu próprio computador, pelo prompt do comando do windows (Não se preocupe, basta seguir os passos, que não tem erro, tornaremos o processo o mais simples possível). E a segunda forma é utilizando programas, para facilitar ainda mais tudo isso.
Qual é o melhor programa para Fazer Pendrive Bootável do Windows 10?
Existem muitas ferramentas por aí com propósitos iguais, porém o que vamos recomendar hoje para vocês é o RUFUS. Com um grande diferencial, simplicidade e eficiência. Por ter uma interface bem simples e intuitiva, mesmo sendo sua primeira vez, ainda sim fará o trabalho sem esforço.
Além de ser gratuito e, acima de tudo, extremamente leve é claro. Sobretudo, acredite ou não, fazer o Pendrive Bootável do Windows 10 é mais fácil usando suas próprias ferramentas do que esse programa. Então a escolha é o RUFUS para os usuários do Linux.
Para que serve um pen drive bootável?
Resumindo para vocês, um pendrive bootável, carrega com sigo um sistema operacional dentro de si (como uma versão do windows ou linux por exemplo) para inicializar seu computador através desse sistema. É o mesmo que migrar de versão, como já dito anteriormente.
Além de ser muito simples de se fazer, também tem a liberdade de carregar para onde for, e usar no computador ou notebook que quiser, afinal não temos mais as limitações dos leitores de CD/DVD, que pouco a pouco estão deixando de ser fabricados nos computadores e até consoles.
Mudar de versão nos permite baixar e usar programas de recuperação de sistemas, antivírus, ou simplesmente usar determinada versão por gosto próprio devido a benefícios que essa versão específica tem, são muitas possibilidades, de uma forma bem simples eu diria.
Como criar pendrive bootável para Windows 10?
Agora, vamos apresentar três formas fáceis de criar um pendrive bootável. Para isso, você precisará de um pendrive com 8GB no mínimo ok. Vamos usar o RUFUS para fazer um pendrive bootável do Windows 10, com um foco em notebooks, independente da potência, vai funcionar, fique tranquilo.
Uma dica que já vamos deixar aqui e serve para o método que escolher é de se certificar que o seu pendrive não está protegido contra gravação. Caso ele esteja, não se preocupe, procure pela internet como resolver, e retorne assim que conseguir.
Passo 1. Acesse a página para instalar Windows 10 pelo pendrive ou HD externo.
Passo 2. Abra o programa recém baixado e selecione a opção “Criar mídia de instalação (pen drive, DVD ou arquivo ISO) para outro computador”.
Passo 3.Vamos recomendar aqui que, deixe a caixa de opções recomendadas ativa, clicando direto no botão “Avançar”.
Passo 4. Em seguida, coloque o pendrive no seu computador, lembrando que, quanto melhor o padrão da porta USB, mais rápido será o processo de criar pendrive bootável Windows 10. Agora, escolha “Unidade Flash USB”, e relembrando, o pendrive deve ter pelo menos 8GB.
Passo 5. Escolha o pendrive que será formatado e clique em “Avançar”. Agora, basta esperar para que o pendrive bootável esteja pronto.
ComoFazer Pendrive Bootável do Windows 10 pelo CMD
Primordialmente, como já mencionado, essa forma talvez seja a mais simples para Fazer Pendrive Bootável do Windows 10, basta se atentar as observações e seguir os passos um de cada vez. Vai precisar também dos arquivos ISO do windows 10, mas não se preocupe, você consegue encontrar e baixar de forma bem fácil, ainda mais essa versão, até pelo próprio site da microsoft.
Instalar Windows pelo pendrive usando o CMD requer atenção ao uso de códigos precisos. Ou seja, quem tiver mais facilidade com computadores vai se sair melhor, porém não fique espantado, basta ir com calma.
Passo 1. De antemão, digite a combinação de teclas “Windows+R” para abrir a janela “Executar”. Nela, digite “diskpart”.
Passo 2. Então, coloque seu pendrive no computador, caso ainda não o tenha adicionado. Na janela do DiskPart, digite “List Disk”.
Passo 3. Em seguida, digite o comando “Select Disk X”, onde X é o número do pendrive listado ao dar o comando anterior. No meu caso, como só tenho o HD do próprio notebook e um pendrive conectado, nosso comando é “Select Disk 1”.
Dica para encontrar o pendrive:
Se tiver mais de um pendrive conectado, você consegue descobrir qual é o pendrive certo observando a coluna “Tam.”, que indica o tamanho do disco em questão, portanto é só encontrar o disco com 8GB.
Passo 4. Caso ainda não tenha formatado seu pendrive antes, digite o comando “Clean” para limpar os arquivos armazenados nele, mas primeiro vejo se não tem nenhum arquivo importante antes. Caso contrário, pode prosseguir com o comando “Create partition primary”, apertando Enter em seguida. Depois, use o comando “active”.
Passo 5. Agora para finalizar o processo e começar a criar pendrive bootável no CMD, digite o comando “format fs=fat32 quick”. Após o DiskPart confirmar a formatação, dê o comando “assign” para que ele finalize o processo. Se você já sabe como formatar pendrive pelo CMD, você também pode fazer esse processo.
Passo 6. Agora, é só copiar e colar os arquivos de instalação do Windows 10 pendrive.
Como Fazer Pendrive Bootável do Windows 10 no Linux
Está pensando em migrar de sistema não é, ou simplesmente ter duas partições no seu HD? De qualquer forma, Fazer Pendrive Bootável do Windows 10 no Linux é uma boa opção caso esteja tendo problemas com o mesmo. Como já mencionado acima no Linux, nossa recomendação é o RUFUS.
Passo 1. Acesse a página do Rufus e faça download do programa.
Passo 2. Baixe também a versão do Linux que deseja instalar no seu pendrive bootável.
Passo 3. Com ambos já baixados no computador, conecte seu pendrive em uma porta USB e abra o Rufus.
Passo 4. Na área “Dispositivo”, selecione o seu pendrive. É possível que ele já esteja selecionado, mas é bom ter certeza antes de prosseguir.
Passo 5. No item “Seleção de Boot”, vá no botão “Selecionar” e escolha o arquivo ISO do Linux que você mesmo baixou.
Passo 6. Como os outros campos são opcionais, recomendo que não altere nada, deixe de forma padrão, pelo menos por agora na sua primeira vez. Por questão de organização, você pode alterar o “Nome do volume” para algo como “Boot Linux”, para identificá-lo sempre que plugar o pendrive bootável em um computador.
Depois, clique em “Iniciar” para começar a criar pendrive bootável com Linux.
Passo 7. Caso um aviso “Syslinux” aparecer, clique em “Sim” sem problemas.
Passo 8. Outro aviso que pode aparecer no processo é o do ISOHybrid. Se ele aparecer, o ideal é que escolha a opção “Gravar no modo Imagem ISO (Recomendado)”.
Passo 9. Depois, é só verificar se realmente quer limpar todos os dados do pendrive, e clique em “Ok” para continuar. Por fim, é só esperar o Rufus terminar de criar pendrive bootável no Linux e pronto! Simples não é.
Algumas dicas para tirar melhor proveito da instalação limpa do Windows 10
A instalação limpa é a mais indicada para evitar que alguns arquivos se percam no meio do processo, optar por essa opção é a mais indicada.
Uma dica importante é ficar atento ao drive no qual o sistema operacional será instalado. Quando você salva arquivos no mesmo drive em que está o SO, ao realizar o processo de instalação via pendrive todos eles se perdem. Por esse motivo, a recomendação é criar uma partição específica para o SO e outra para salvar os demais arquivos.
Primeiro, fique atento ao drive em que o sistema será instalado. Quando se salva arquivos no mesmo drive que está o SO, todos eles se perdem no fim da instalção via pendrive. Por isso, é bom criar partições específicas, uma para o SO e outra para os demais arquivos.
Quais são os requisitos mínimos para instalar o Windows 10?
Se você está migrando de uma versão do Windows para outra, então talvez precise se certificar antes que a sua máquina possui um hardware compatível. De acordo com a Microsoft, esses são os requisitos mínimos para a instalação do sistema operacional.
- – Processador: 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido
- – RAM: 1 gigabyte (GB) para 32 bits ou 2 GB para 64 bits
- – Espaço em disco: 16 GB para um sistema operacional de 32 bits ou 32 GB para um de 64 bits
- – Placa gráfica: DirectX 9 ou posterior com driver WDDM 1
6 programas para Fazer Pendrive Bootável do Windows 10, Linux e macOS
Programas com objetivo de criar pendrives bootáveis , vem sempre para facilitar o processo de transformar a unidade flash USB em um disco inicializável. Principalmente para substituir de fato os CDs/DVDs que estão cada vez mais sendo deixados para trás, (como já mencionado acima) tanto por nós usuários (por não precisar do acesso a eles), quanto pela própria indústria que está deixando o espaço para leitura de ambos cada vez mais de lado, tanto nos computadores quanto nos consoles.
Reunimos a seguir, os melhores programas para Windows, macOS e Linux. Veja!
1. Rufus
Para começar, o Rufus não precisa nem ser instalado no seu PC, é simples, prático e leve. Tendo um ISO da versão desejada, pode ter certeza que fazer um pendrive bootável será o de menos.
Também é possível fazer uma mídia para executar o flash da BIOS, firmwares ou programas em linguagem de baixo nível. Além de outras diversas opções presentes no programa, os próprios desenvolvedores afirmam que esse software é até duas vezes mais rápido que seus concorrentes.
Esse aqui foi nossa escolha número dois por ser tão simples quanto o primeiro programa. É só selecionar o sistema operacional, o ISO e o pendrive, pronto. Além de ser usado também como uma unidade de recuperação de segurança.
Se for utilizá-lo para uma versão portátil do Windows, é preciso que o pen drive esteja formatado como NTFS e tenha 20 GB de espaço livre. Em outros casos, o dispositivo também pode estar formatado em Fat16 ou Fat32.
3. YUMI
Do mesmo desenvolvedor do Universal USB Installer, o YUMI tem destaque por ser um instalador multiboot. Resumindo, é possível baixar vários sistemas operacionais em UM ÚNICO pendrive, além de firmwares, armazenar drives de antivírus e câmeras, entre outros recursos
Seu único problema é não ter tanta capacidade para caber tudo isso, uma pena. Para usá-lo, deve ser formatado em Fat16, Fat32 ou NTFS.
4. Windows USB/DVD Tool
O Windows USB/DVD Tool é a ferramenta oficial da Microsoft para a criação de pen drive bootável para a instalação do Windows 7 ou 8. O programa reúne todos os itens de instalação do Windows combinados, permitindo fazer uma cópia do arquivo ISO.
É super fácil de usar, insira a unidade de mídia na entrada USB, selecionar o ISO e clicar em Avançar. Depois, é só seguir as instruções.
5. Etcher
O Etcher também tem um uso prático, mesmo tendo compatibilidade com vários sistemas. Com poucos cliques, seu pen drive se transforma em uma mídia de inicialização, seja para Windows, macOS ou distribuições Linux. Uma boa pedida para os mais leigos no assunto.
6. WinSetupFromUSB
Esse nos permite criar pendrives multiboot com qualquer versão do Windows, seja do XP ou até mesmo do 10, extremamente útil não é, além do programa também ser compatível com algumas variantes do Linux.
Também nos oferece a opção de fazer backup de drives de softwares, como antivírus, e de discos de recuperação de diferentes fabricantes.
Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente