Como Fazer um Pendrive Bootável do Windows 7?

Como Fazer um Pendrive Bootável do Windows 7?

Fazer um Pendrive Bootavel do Windows 7 pode ser uma ótima solução, tanto aos usuários de ultrabook (sem um drive óptico) quanto para o dono de um tablet com chip x64 da Intel que não conseguiram se acostumaram com o Windows 8. Saiba desde já que é totalmente possível rodar a versão ISO do seu Windows 7 no computador utilizando apenas um pen drive.

Contudo, para isso é preciso, um pen drive com no mínimo 4GB e a imagem do Windows 7. Caso o usuário tenha um DVD com o sistema, basta retirar a imagem com a ajuda de algumas ferramentas como a Daemon Tools, PowerISO ou DVD Shrink. Mas não fiquer preocupado se não tiver a mídia física, basta comprar somente o software da imagem na Microsoft. Agora vamos ao que interessa, como você pode de fato criar um pendrive bootável do windows 7?

Afinal, o que é um pendrive bootável? Qual sua utilidade? 

Antigamente para instalar determinados programas, era necessário usar CDs, contudo hoje, é muito difícil encontrá-los no mercado, e devido a evolução dos aparelhos, não há mais tanta necessidade assim. O pendrive bootável assumirá perfeitamente essa função, que é ter o pacote de instalação de algum software dentro dele.

Você pode armazenar esse arquivo de instalação em um pendrive, assim como faria com um CD, sem a dificuldade de encontrar um produto tão escasso atualmente e com a facilidade de ter em mãos uma ferramenta que permite instalar sistemas, como o do próprio Windows 7 por exemplo.

Como Fazer um Pendrive Bootavel do Windows 7?

Essa dica é bem versátil , sendo útil tanto para usuários de Windows XP, Windows Vista, Windows7 e vários outros.

Tudo que você precisa para isso é de pendrive com no mínimo 4GB, um CD ou DVD pra instalar o sistema operacional de sua escolha; como Windows XP, Windows Vista ou Windows 7 por exemplo, e de um PC com uma versão Windows já rodando (como esse que você provavelmente está usando nesse momento).

Com isso em mãos , faça download do programa Novicorp WinToFlash, não se preocupe, é gratuito e tem uma instalação bem simples.

A partir daqui, basta seguir os tutoriais de como fazer pendrive um bootável do Windows.

Baixe e descompacte o WinToFlash

Como já mencionado , esse aplicativo é gratuito, basta ir ao site, e fazer download. Em seguida , já com o instalador, apenas instale o programa de forma rápida e prática.

Insira o CD/DVD

A primeira coisa a ser feita , é colocar o CD (ou DVD) com o sistema operacional no drive, abrir e executar o WinToFlash, nesse momento você terá duas opções: Setup Wizard (simples) e uma avançada.

O recomendado é ir pela etapa simples, não tem erro, a parte mais difícil desse processo vai ser literalmente apertar NEXT várias vezes, em determinado momento o programa irá perguntar qual o drive do CD/DVD e qual é o drive do pendrive.

Logo após isso, ele vai detectar qual é o CD e qual é o sistema no disco, por fim vai te mostrar os Termos de Uso do sistema que deve ser aceito para continuar o processo. No caso , a parte de configuração (formatação e cópia dos arquivos do CD e do pendrive) será iniciada.

Caso tenha escolhido o modo mais avançado, não se preocupe, o programa é bem intuitivo, além de oferecer também algumas opções extras , como instalar um Windows PE , de como criar um pendrive USB de boot de emergência , entre algumas outras. Mas no geral o resultado final será o mesmo.

Entre no setup da BIOS

Uma vez que o sistema esteja no pendrive, vá para o computador no qual ele será instalado. Ao ligá-lo, entre no setup da BIOS. A tecla necessária para abrir o setup varia de fabricante para fabricante, mas normalmente é uma das três: DEL, F2 ou F9. Só para garantir, aperte todas;

Agora vá ao computador que o sistema será instalado, e use seu pendrive (com o sistema dentro é claro, não tem segredo, apenas siga os passos na ordem certa ok).

Entre na BIOS quando o computador estiver inicializando e encontre a sessão de Boot. Em seguida, coloque o “Removable USB Disk” como primeira opção para que o computador procure por “arquivos de instalação” nas portas USB.

Basta salvar as configurações e sair do Setup agora.

A propósito, acessar a BIOS é simples. A tecla exata para abrir o Setup varia de acordo com o fabricante, mas em geral, as teclas mais comuns são DEL, F2 ou F9. Para garantir, você pode apertar todas as teclas durante a inicialização do PC para ter acesso à BIOS. Caso nenhuma dessas teclas funcione, é possível pesquisar mais especificamente pela marca do seu computador.

Insira o pendrive

Basta inserir o pendrive depois de sair do Setup. A tela de instalação nesse momento deverá aparecer.

Selecione a primeira opção e instale os arquivos iniciais. Quando o programa de instalação reiniciar a máquina, selecione a segunda opção e continue instalando.

E então é só aguardar enquanto o Windows (ou o sistema de sua preferência) termina de ser instalado.

Como dar Boot pelo pendrive?

Em primeiro lugar , saiba que a palavra Boot vem de um termo em inglês, mais especificamente pra quando estiver inicializando seu computador. Quando ele estiver sendo iniciado, basta apertar na tecla F2, F8, F12, Del ou Esc. Isso vai depender da marca da sua placa mãe , para isso basta pesquisar ou então testar uma por uma. Logo após apertar a tecla correta , você terá acesso a BIOS do computador (Basic Input/ Output System).

Agora , já na BIOS , vá ao tópico “Boot Device Priority” e em seguida selecione seu pendrive. Guarde as informações e então reinicie o computador.

Como Fazer um Pendrive Bootavel do Windows 7 pelo CMD?

Desde já , saiba que existe mais de uma forma de Fazer um Pendrive Bootável do Windows 7, e uma delas é pelo CMD. Aqui temos uma grande vantagem , não precisamos mais de um programa interno , porém é preciso de um pendrive, dessa vez com 8GB , no mínimo.

Primeiramente , aperte a tecla com símbolo do windows junto da letra R. Quando a aba do “Executar” abrir , apenas digite diskpart e de um Ok , da mesma forma que nessa imagem aqui.

Antes de tudo, perceba que o seu CMD será aberto. Então digite list disk. Dessa forma você verá todos os discos conectados ao seu aparelho. Em seguida digite select disk seguido do número do disco que o seu pendrive esteja conectado (caso não saiba, tente o reconhecer pelo tamanho , presente na coluna com título “Tam” , ou tire o pendrive e conecte de novo de olho em qual disco entrou e saiu).

No caso do nosso exemplo da imagem, temos dois discos, e o “Disco 1” é o do nosso interesse.

Escreva select disk 1 , respeitando as letras minúsculas e espaço, dessa forma o disco 1 será selecionado, então lembre-se de fazer um backup de qualquer coisa importante antes de limpar seu pendrive com o comando clean.

Agora basta digitar create partition primary e clicar em Enter, pro sistema criar uma partição primária. Eventualmente aperte active para ativar essa partição, escreva format fs=fat32 quick para formata-lá. Para finalizar, utilize o assign. Agora a nova partição foi criada e pode ser acessada pelo Windows Explorer, para sair do programa apenas digite exit.

Enfim, agora só resta baixar a ISO do Windows 11, que pode ser encontrada com facilidade aqui pela internet, copie e cole as pastas e arquivos de instalação no seu pendrive. Simples assim.

Como Fazer um Pendrive Bootavel do Windows 7 no Linux

Acima de tudo, saiba que para Fazer um Pendrive Bootável do Windows 7, antes você deve instalar o WinUSB/Woe USB, seguindo o procedimento abaixo.

Como instalar o WinUSB/WoeUSB no Ubuntu e sistemas derivados

Para instalar o WinUSB / WoeUSB no Ubuntu e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal (use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione o repositório do programa com este comando:

sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8 -y

Passo 3. Atualize o gerenciador de pacotes com o comando:

sudo apt-get update

Passo 4. Agora use o comando abaixo para instalar o programa;

sudo apt-get install woeusb

Passo 5. Se você ainda prefere usar a versão antiga do programa, instale o WinUSB com o comando abaixo;

sudo apt-get install winusb

Como instalar o WinUSB/WoeUSB manualmente ou em outras distros

Para aqueles que não conseguiram instalar com o procedimento acima, não querem adicionar o repositório ou querem tentar instalar em outra distribuição baseada em Debian, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Confira se o seu sistema é de 32 bits ou 64 bits, para isso, use o seguinte comando no terminal:

uname -m

Passo 3. Se seu sistema é de 32 bits e você quiser instalar o woeusb, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome wusb.deb:

wget https://launchpad.net/~nilarimogard/+archive/ubuntu/webupd8/+files/woeusb_3.3.1-1~webupd8~xenial0_i386.deb -O wusb.deb

Passo 4. Se seu sistema é de 64 bits e você quiser instalar o woeusb, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome wusb.deb:

wget https://launchpad.net/~nilarimogard/+archive/ubuntu/webupd8/+files/woeusb_3.3.1-1~webupd8~xenial0_amd64.deb -O wusb.deb

Passo 5. Se seu sistema é de 32 bits e você quiser instalar o woeusb, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome wusb.deb:

wget https://launchpad.net/~nilarimogard/+archive/ubuntu/webupd8/+files/winusb_1.0.11.1+git20161204-1~webupd8~zesty0_i386.deb -O wusb.deb

Passo 6. Se seu sistema é de 64 bits e você quiser instalar o woeusb, use o comando abaixo para baixar o programa. Se o link estiver desatualizado, acesse essa página, baixe a última versão e salve-o com o nome wusb.deb:

wget https://launchpad.net/~nilarimogard/+archive/ubuntu/webupd8/+files/winusb_1.0.11.1+git20161204-1~webupd8~zesty0_amd64.deb -O wusb.deb

Passo 7. Agora instale o programa com os comandos abaixo:

sudo dpkg -i wusb.deb
sudo apt-get install -f

Passo 8. Se preferir, use o comando abaixo para instalar o programa;

sudo apt install ./wusb.deb

Passo 9. Depois, se precisar desinstalar o programa, use esse comando:

sudo apt-get remove programa*

Como criar um pendrive bootável do Windows no Linux usando o WoeUSB

Para fazer um pendrive bootável do windows 7 no Linux usando o Woe USB, faça o seguinte:

Passo 1. Plugue o pendrive;
Passo 2. Inicie o programa, digitando woeusbgui no Dash (ou em um terminal, seguido da tecla TAB);
Passo 3. Na tela do programa, informe onde está a imagem ISO do Windows (1) e selecione a unidade do pendrive (2). Depois, clique no botão “Install” (3);

Passo 4. Se você tiver algum erro na hora de gravar, experimente desmontar (sem ejetar) o pendrive usando o comando abaixo e tente novamente substitua o x pela letra do pendrive);

umount /dev/sdx

Os 8 melhores programas para Fazer um Pendrive Bootavel do Windows!

Ainda com dificuldades ainda Fazer um Pendrive Bootável do Windows 7? Saiba que existem vários programas por aí com esse objetivo, então, vou te apresentar os 8 melhores.

Media Creation Tool

Essa ferramenta além de ser um programa oficial da Microsoft, tem um ponto muito positivo , devido a sua interface tão simples de se usar , imediatamente que abrir o programa verá como é fácil.

Startup Disk Creation

Com o Startup Creation , saiba que se torna possível armazenar versões do Linux ou do Windows no pendrive, caso você não use Windows aproveite essa opção.

Rufus

De antemão, é bom dizer que a maior qualidade do Rufus sem dúvidas está na facilidade em ser usado. É prático e bem rápido, (segundo o próprio fabricante) sendo duas vezes mais rápido que os itens acima. Porém saiba que esse é um aplicativo que só vai rodar no Windows.

UnetBootIn

Com o UnetBootln se torna possível criar pendrives bootáveis do Windows e Linux. O motivo para estar nessa lista , é devido a sua versatilidade, já que pode ser usado tanto no Windows, quanto MacOS e no Linux.

Yumi

Seu destaque vem por ser multiboot, ou seja, é possível ter um pendrive inicializável de diversos sistemas. Não é preciso instalar ser instalado, já que pode ser executado através do desktop ou de uma pasta, bem simples não é.

Universal USB Installer

O Universal USB Installer é como um cliente para Linux. Também é do Pen Drive Linux, da mesma forma que o Yumi. O Universal USB Installer também não necessita de instalação.

Etcher

O Etcher é multiplataforma, o que dá um belo motivo para estar aqui na lista, mas além disso, também permite a criação de pendrives multiboot. Seu maior diferencial vem também da simplicidade, com uma interface que ajuda muito o usuário por ser bem intuitiva.

WinUSB

Tem grande destaque por ser um programa multiboot, no caso, podendo ser usado para várias versões do Windows.

Como já expliquei nessa matéria, um pendrive pode ser usado como mídia de instalação do Windows em um processo muito simples e rápido, assim como o CD e DVD, lembra? Além do Windows, aqui podemos criar pendrives bootáveis para outros sistemas operacionais, como do Linux por exemplo.

João Augusto

João Augusto

Deixe o seu comentário! Os comentários não serão disponibilizados publicamente

Otimizado por Lucas Ferraz.